O QUE É NR-13?

A norma regulamentadora NR-13 estabelece os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.







Inspeção em Caldeiras (Aquatubolares/flamotubolares), Vasos de Pressão e Tubulações de acordo com a NR-13.

- Inspeção inicial, periódica e extraordinária
- Projeto de instalação
- Registro de segurança
- Reconstituição de prontúario
- Cálculo para determinação da pressão máxima de trabalho permitida(PMTA)
- Sinalização de segurança/Reconstituição da identificação do equipamento
- Reconstituição de Manual.






A Prefer safety faz ensaios não destrutivos que garantem uma operação segura e eficiente para equipamentos. Os ensaios permitem detectar diversos tipos de defeitos e inconsistências antes mesmo que eles se transformem em danos graves. Além disso, a vasta experiência da Prefer Safety assegura a conformidade com as principais normas internacionais.

- Inspeção visual de solda
- Inspeção por líquido penetrante
- Inspeção por partícula magnética
- Inspeção por ultrassom
- Réplica metalográfica
- Endoscopia industrial
- Teste de estanqueidade, teste hidrostático










Os instrumentos e dispositivos que monitoram e/ou controlam as variáveis que interferem na segurança do equipamento coberto pela NR-13, devem ser calibrados periodicamente, além da emissão de um certificado de conformidade após a execução dos serviços.

- Manômetros
- Manovacuômetros
- Termômetros
- Pressostatos
- Válvulas






O serviço de auditoria tem como objetivo o cumprimento da sistemática de segurança na utilização de vasos de pressão e caldeiras.
A auditoria segue um roteiro que passa por levar informações a todos os envolvidos, depois é feito o levantamento quantitativo de todos os equipamentos que devem ser regidos pela norma regulamentadora, segue-se a análise da instalação dos equipamentos quanto ao atendimento ao risco grave, iminente e com a verificação dos dispositivos de segurança e avaliação da documentação técnica. Após a realização deste levantamento a Prefer Safety apresenta ao cliente um relatório e um orçamento com o objetivo de adequar a empresa as normas presentes na NR-13, evitando com isso problemas futuros relacionados a segurança na operação e a possíveis atuações do Ministério do Trabalho.






O treinamento para aperfeiçoamento profissional NR-13, fornece conhecimentos de segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão, possibilitando ao operador desenvolver todas as competências a serem trabalhadas na prática de suas funções.

CARGA HORÁRIA: 40 horas
Todo o Treinamento deve ser ministrado por profissional apto e habilitado, com registro no CREA-SP.
Ao final do treinamento será emitido certificado para empresa e também aos colaboradores.